Portal BR-Concursos

Notícias quentinhas dos principais concursos públicos do país!!

More About Me...

Lorem ipsum dolor sit amet, nisl elit viverra sollicitudin phasellus eros, vitae a mollis. Congue sociis amet, fermentum lacinia sed, orci auctor in vitae amet enim. Ridiculus nullam proin vehicula nulla euismod id. Ac est facilisis eget, ligula lacinia, vitae sed lorem nunc. Orci at nulla risus ullamcorper arcu. Nunc integer ornare massa diam sollicitudin.

Another Tit-Bit...

Lorem ipsum dolor sit amet, nisl elit viverra sollicitudin phasellus eros, vitae a mollis. Congue sociis amet, fermentum lacinia sed, orci auctor in vitae amet enim. Ridiculus nullam proin vehicula nulla euismod id. Ac est facilisis eget, ligula lacinia, vitae sed lorem nunc.

Embasa realizará concurso com oferta de 5 mil vagas

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vai realizar Concurso Público com oferta de aproximadamente cinco mil vagas. O edital está previsto para ser lançado em outubro e as contratações devem ser iniciadas entre fevereiro e março de 2009.

O Processo Seletivo visa substituir toda a mão-de-obra terceirizada que atua nas atividades finais da companhia, por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Segundo o diretor administrativo da Embasa, Belarmino de Castro Dourado, haverá oportunidades para todos os níveis de escolaridade - Fundamental, Médio e Superior. "Os cargos vão desde apoio administrativo, para funções de Encanador, Técnico de Manutenção de Rede, de Tratamento de Água e Esgoto e Leiturista de Hidrômetro, por exemplo, até Engenheiros, Economistas, Administradores e Assistentes Sociais", informa o executivo, acrescentando que as demissões dos terceirizados devem acontecer de forma gradual, à medida que os aprovados na seleção forem sendo convocados.

Uma ação impetrada pelo MPT baseou-se na legislação trabalhista, a qual exige que a contratação de empregados diretamente ligados à produção das sociedades de economia mista, como a Embasa, seja feita por meio de Concurso Público. A empresa baiana, no entanto, mantém cerca de seis mil trabalhadores terceirizados, enquanto cerca de 3,8 mil são concursados. A terceirização é permitida apenas para algumas áreas, como vigilância e limpeza. "A realização de concursos é uma luta permanente da categoria, porque a terceirização representa precariedade do serviço e exploração de mão-de-obra barata", declara o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sindae), Adilson Bonfim Souza Aquino.

  • O juiz André Antônio Galindo Sobral, do MPT, entendeu que o fato originou dano moral aos trabalhadores da região, por terem perdido a oportunidade de serem admitidos por Concurso Público, e aos funcionários da própria empresa, pois não tiveram um contrato assinado diretamente pelos verdadeiros empregadores. Se não cumprir a determinação judicial, a Embasa ainda será obrigada a pagar uma multa diária de R$ 5 mil por cada funcionário contratado de forma irregular. Também ficou determinado o pagamento pela Embasa de uma indenização de R$ 400 mil por dano moral coletivo. A quantia reunida com a multa e a indenização será revertida para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O prazo estabelecido pelo juiz para a realização do novo concurso pela Embasa seria até setembro. No entanto, o último processo realizado pela companhia, em 2005, está sub judice, o que impede o lançamento de um novo edital até a decisão final do caso pela justiça, o que deve ocorrer até setembro. O antigo concurso está em julgamento devido a uma ação impetrada por uma candidata, que se sentiu prejudicada porque o mesmo não foi prorrogado até seu prazo máximo, de dois anos, o que impediu a convocação da participante.

Mais informações através do endereço eletrônico www.direitodoestado.com.br.


Fonte: PCI Concursos

4 comentários:

  1. Anônimo disse...
     

    QUE DEMORA E ESSA DESSE CONCURSO ABRIR

  2. Anônimo disse...
     

    BOA TARDE!!! AGUARDO COM GRANDE ESPSCTATIVA, QUE ESSE CONCURSO VENHA MESMO SAÍ. PRA QUE AS PESSOAS TENHAM CHACE DE FAZER O CONCURSO PORQUE JÁ ESTAMOS CANSADOS DE TANTA TECERIZAÇÃO.

  3. Anônimo disse...
     

    Put'S...
    Já não vejo a hora desse concurso!!!
    Tá demorando até de +!!!

  4. Unknown disse...
     

    quero saber se ainda vai haver outro concurso da embasa esse ano de 2009 e quando sera a inscriçao por favor meu imail e (eu mcb20@hotmail.com)

Postar um comentário



 
EsSEx
Inscrições a partir de 07/08

Petrobrás Distribuidora
Inscrições de 30/07 a 24/08

TJ/PB
Inscrições de 30/07 a 24/08

CPRH/PE
Inscrições de 06 a 31/08

(Esaf) Processo Seletivo Simplificado
Inscrições de 28/07 a 08/08

TJ-GO
Inscrições de 08 a 27/08

PRF
Inscrições de 28/07 a 10/08

SEFAZ-RJ
Inscrições de 28/07 a 29/08

IDENE-MG
Inscrições até 06/08