Portal BR-Concursos

Notícias quentinhas dos principais concursos públicos do país!!

More About Me...

Lorem ipsum dolor sit amet, nisl elit viverra sollicitudin phasellus eros, vitae a mollis. Congue sociis amet, fermentum lacinia sed, orci auctor in vitae amet enim. Ridiculus nullam proin vehicula nulla euismod id. Ac est facilisis eget, ligula lacinia, vitae sed lorem nunc. Orci at nulla risus ullamcorper arcu. Nunc integer ornare massa diam sollicitudin.

Another Tit-Bit...

Lorem ipsum dolor sit amet, nisl elit viverra sollicitudin phasellus eros, vitae a mollis. Congue sociis amet, fermentum lacinia sed, orci auctor in vitae amet enim. Ridiculus nullam proin vehicula nulla euismod id. Ac est facilisis eget, ligula lacinia, vitae sed lorem nunc.

Confira dicas de preparação para o concurso da Polícia Rodoviária Federal

Especialistas recomendam aos candidatos inscritos no concurso da Polícia Rodoviária Federal, suspenso por fraude e retomado na semana passada: o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), instituição organizadora da prova, costuma misturar várias disciplinas nas questões (veja aqui os editais).

O próprio edital diz: “Cada questão da prova objetiva poderá contemplar mais de uma habilidade e conhecimentos relativos a mais de uma área de conhecimento”. Por isso, é necessária uma preparação abrangente para o candidato conquistar uma das 340 vagas.

Confira abaixo um infográfico com todas as informações sobre o concurso e, em seguida, as dicas de estudo dos especialistas consultados pelo G1.

Legislação de trânsito

Além de ter o maior número de questões, a prova de legislação de trânsito será a primeira opção no critério de desempate. Por isso, o candidato deve dedicar mais tempo à disciplina.

O professor de legislação de trânsito do OBCursos, Jayme Amorim, aconselha os candidatos a estudarem todas as resoluções previstas no edital, além da Lei 9.503, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, e todas as suas atualizações. Ele indica os sites www.denatran.gov.br e www.planalto.gov.br para consulta da legislação.

Amorim recomenda especial atenção para os artigos que tratam de infrações e penalidades, como o 165, que trata da lei seca, além de regras sobre circulação de veículos, categorias de habilitação, documentação de veículos e sinalização. No caso das infrações e penalidades, para facilitar os estudos, ele indica separa-las por nível de gravidade para melhor assimilação.

Redação

Cláudia Beltrão, professora de português do curso preparatório Central de Concursos, alerta que não adianta o candidato acertar todas as questões da prova objetiva se ele não se sair bem na redação.

A professora recomenda que os concorrentes consultem na internet modelos de redação de vestibulares, principalmente as que tiveram as melhores notas e que pratique a escrita diariamente, nem que seja escrevendo um parágrafo por dia. Mas ela afirma que é mais motivador se houver alguém para corrigir ou opinar sobre o texto.

Ela indica ainda se informar sobre assuntos atuais, como lei seca, segurança pública e meio ambiente, que podem ser temas da redação.

Para Cláudia Beltrão, o candidato não pode fugir do tema nem do estilo de texto pedidos, além de não ultrapassar 30 linhas. “O candidato deve fazer um texto mais formal, sem escrever na primeira pessoa, tem que fundamentar bem as idéias e amarrá-las”, opina.

Cláudia aconselha o candidato a fazer textos em casa e depois dar para alguém ler em voz alta. “É nessa hora que ele irá perceber os problemas”, diz.

Para Carlos Alberto de Lucca, coordenador-geral do curso preparatório Siga Concursos, o aluno deve dar importância à argumentação e coerência, além da ortografia. Ele considera essencial que o candidato dê para algum especialista ler e avaliar os textos.

Informática

A prova de informática exigirá dos candidatos conhecimentos de software livre. Segundo o professor André Alencar, do curso preparatório OBCursos, isso é uma inovação porque normalmente os concursos pedem conhecimentos dos pacotes da Microsoft. Ele sugere que os candidatos baixem o programa BROffice 2.4 no computador para aprender a mexer e treinar.

Outro programa que será cobrado e que deve ser estudado é o Mozilla Thunderbird versão 2, semelhante ao Outlook Express.

Mas ele recomenda também que os candidatos estudem a parte teórica dos programas. Clique aqui para baixar o programa BROffice.

Direito

A prova de direito abrange cinco tipos: constitucional, penal, processual penal, administrativo e civil. Por isso, De Lucca recomenda que o candidato estude um pouco de cada um deles quando for se dedicar à disciplina.

André Alencar, professor de direito constitucional, diz que o candidato deve se ater à parte de direitos e garantias constitucionais (artigo 5º da Constituição), e à parte de segurança pública (artigo 144). Para direito administrativo, o foco deve ser na lei 8.112, de 1990, e o Código de Ética Profissonal do Servidor Público.

Alencar diz que o Cespe costuma “envolver” o candidato num contexto e a partir dele fazer a pergunta. Por isso, é preciso cuidado para interpretar as normas. “Não adianta estudar as leis, tem que entendê-las dentro de um contexto”, diz.

Matemática e raciocínio lógico

De Lucca, que é professor de matemática e raciocínio lógico, recomenda que os candidatos estudem lógica formal, probabilidade, análises combinatórias, porcentagens, razões e proporções, progressões aritméticas e geométricas.

Conhecimentos gerais

Rodrigo Barbati, professor de conhecimentos e atualidades do Siga Concursos, diz que o candidato deve focar os estudos nas regiões Norte e Centro-Oeste. Ele recomenda que o concorrente se atenha aos aspectos geográfico, econômico e de atualidades das regiões.

“As questões do Cespe trazem um volume grande de informação, correlacionando os temas históricos, geográficos e atuais, por isso o candidato deve ter uma visão global de tudo”.

Para ele, na parte de atualidades os concorrentes devem se interar sobre assuntos como questão indígena e agrária, meio ambiente, desmatamento e agronegócios. Ele recomenda também a leitura de sites de jornais locais da região.

Teste físico

Muitos candidatos deixam para se preparar para o teste físico depois da prova objetiva. Para Alessandro Marco Alencar Alves, instrutor da Polícia Militar, Polícia Federal, Agência Brasileira de Informação (Abin) e do Ministério Público, a preparação deve começar desde já.

O teste de capacitação física geralmente é aplicado de 30 a 40 dias após o exame escrito. Por isso, deve ser realizado na segunda quinzena de outubro.

Alves recomenda que nesse primeiro mês os candidatos façam exercícios aeróbicos como andar de bicicleta, nadar, correr e fazer academia, de 25 a 40 minutos por dia, com dois dias de descanso na semana.

Depois é indicado que sejam alternados os exercícios aeróbicos com os focados nos testes do concurso.

Ele aconselha que sejam trabalhados os membros superiores para exercícios de barra fixa – piscina, aparelho de musculação, levantamento de peso -, os membros inferiores para o exercício de impulsão horizontal (salto) – corrida na areia, subir escada pulando, musculação e piscina.

No caso da natação, se o candidato não souber nadar ele terá de fazer um mês pelo menos de treinamento. Se já está acostumado, é bom treinar duas vezes por semana pelo menos.

Para a corrida de 12 metros ele acha importante o acompanhamento de um especialista para evitar lesões. “Não é só correr, tem que aquecer, alongar, saber como correr, como pisar no chão e cronometrar o tempo”, diz.

Alves diz que os candidatos podem tirar dúvidas sobre a maneira de fazer os exercícios nos Centros de Capacitação Física da Polícia Militar e pedir auxílio aos oficiais. “Em todos os estados da federação as corporações têm esses centros. Os oficiais podem ensinar a forma correta de fazer os exercícios."

Ele salienta que os treinamentos devem ser feitos ou bem cedo da manhã, até 8h30, ou a partir do final da tarde, às 17h30, devido à baixa umidade do ar.

Nível médio x nível superior

O novo concurso poderá ser o último para o cargo a exigir nível médio de escolaridade. Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter autorizado concurso para 3 mil vagas na PRF e ter mantido o nível médio para policial, a medida provisória precisa ser votada pela Câmara dos Deputados.

A própria PRF reivindica que o cargo passe a exigir nível superior de escolaridade. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o Ministério do Planejamento informou que irá aceitar emendas dos deputados à medida provisória.

Inscrições

A prova que foi suspensa, organizada pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ), teve mais de 122,4 mil inscrições. Dessa vez novos candidatos poderão se inscrever. Além disso, os já inscritos no ano passado terão de confirmar a inscrição e quem desistir poderá pedir devolução da taxa de inscrição.

Local de trabalho

Os policiais trabalharão ao longo de um trecho de 1,6 mil km da BR-163, que começa a 200 km de Cuiabá (MT) e vai até Santarém (PA). Candidatos de todo o Brasil devem fazer o concurso porque o policial poderá pedir transferência para outros estados depois de três anos na função, conforme prevê o edital.

Etapas do concurso

O concurso terá duas etapas. A primeira delas terá quatro fases: prova objetiva e redação, exame de capacidade física, exames médicos e avaliação psicológica. A segunda etapa será o curso de formação profissional.

Todas as fases são eliminatórias, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em cada uma delas para continuar apto a concorrer.

Os inscritos no concurso do ano passado podem levar vantagem caso já tenham se preparado para a prova objetiva, que acabou suspensa. É que o edital divulgado esta semana teve poucas mudanças em relação ao anterior. Já os novos inscritos terão praticamente pouco mais de um mês e meio para se preparar.

Novidades do novo edital

A principal mudança entre um edital e outro é que a legislação de trânsito teve acréscimo de novas resoluções e terá 30 das 80 questões da prova objetiva. As 50 perguntas restantes serão divididas entre língua portuguesa, raciocínio lógico e matemático, conhecimentos gerais e atualidades, informática e direito.

O candidato deve acertar pelo menos 48 questões para não ser eliminado do concurso. Cada questão correta equivale a um ponto. Os 20 pontos restantes serão dados pela prova de redação, que foi incluída pela primeira vez no concurso para policial rodoviário.


Fonte: G1 Notícias

0 comentários:

Postar um comentário



 
EsSEx
Inscrições a partir de 07/08

Petrobrás Distribuidora
Inscrições de 30/07 a 24/08

TJ/PB
Inscrições de 30/07 a 24/08

CPRH/PE
Inscrições de 06 a 31/08

(Esaf) Processo Seletivo Simplificado
Inscrições de 28/07 a 08/08

TJ-GO
Inscrições de 08 a 27/08

PRF
Inscrições de 28/07 a 10/08

SEFAZ-RJ
Inscrições de 28/07 a 29/08

IDENE-MG
Inscrições até 06/08